2007/11/25


Tomei atenção ao nome Rui Rio, quanto há alguns anos atrás, li uma entrevista ao JN deste profissional da política, opondo-se à lei que viria a limitar a velocidade nas auto-estradas, e apresentando o seu caso pessoal:
- aqui a minha importante pessoa, distinto deputado da nação, com um bom carro, muito mais seguro a 180 Km/h que muitos a 90, e que preciso a bem do país viajar amiúde entre o Porto e Lisboa, não devo estar sujeito a semelhante contratempo."
Pois caro Presidente da C.M. do Porto, para mim ficou marcado, e a figura triste por que fez passar a nossa querida cidade, na noite em que se festejava em todo mundo a chegada do ano 2000, já não foi surpresa.
Agora que mudou de ideias, e acha bem todos os limitadores de velocidade, e festas do tipo "quanto mais foguetes melhor", e "se tiver corridas então fica o máximo", também eu mudo de ideias se o que se fizer for bem feito.
Neste caso, a animação da baixa para o Natal de 2007 admito que é um caso de sucesso, pela quantidade de cidadãos que nesta altura por lá tem estado, invertendo a tendência de abandono e cidade morta dos últimos anos.
.

2007/11/17

Até parece nevoeiro, mas é o fumo das fogueiras, hoje em Recarei.

Acontece todos os dias, embora seja mais intenso ao fim de semana.

Também não é só aqui, é prática comum por todo o Portugal.

Ninguém parece saber o significado da palavra compostagem, e fazer fogueiras surge como espécie de inevitabilidade após umas horas de trabalho de campo.


No mínimo, é falta de civismo, más práticas agrícolas, iliteracia, começo de alguns incêndios, contributo para o aumento do efeito de estufa.






XDR - TB


Tuberculose Extensivamente Resistente.


Já existem 20 casos em Portugal. Para esta variante não existem antibióticos.


Não é para ser pessimista, mas para contrariar a segunda lei da termodinámica é preciso muito esforço e muita energia. O caminho para o caos aparentemente é muito mais simples. De repente parece que várias frentes trilham caminhos que vão confluir inevitavelmente em algo que do nosso ponto de vista não será muito tolerável.

2007/11/13

Carpa Europeia - Carpinus betulus

Esta bela árvore, sempre a conheci naquele recanto de Recarei perto do rio, no caminho para o Atoleiro. No Domingo passei por lá e fiquei triste. Tinha desaparecido. Não conheço outra por aqui, nem nas proximidades. Ficam as fotos recolhidas em Agosto de 2003.