2009/05/04

Porque o 1º de Maio foi agora:
Pode ser necessário um lider, ou um impulsionador como foi o caso do Sr. Agostinho para a Povar. Mas em Recarei, tal como em muitos outros lados as pessoas juntaram-se, trabalharam e conseguiram realizar obras comunitárias de grande relevo e utilidade, sobretudo quando já perderam a esperança de que o Estado o faça por elas nestas pequenas comunidades.
Já fora assim com a Cooperativa Eléctrica, com os Campos de Futebol, e actualmente com o Centro Social, entre muitas outras naturalmente.
Bem-haja a solidariedade, que estranhamente é tanto maior quanto maiores as dificuldades económicas.

3 comentários:

Anónimo disse...

electricidade após a abrilada foi nacionalizada. Lá foi toda a labuta para o galheiro. Mas isto teve um mérito algumas injustiças e discriminações que se praticavam acabaram.

O fornecimento da água ao domicílio (a MAIOR OBRA realizada em Recarei, que mais impacto teve e tem no seu desenvolvimento), iniciada pelo saudoso A.Tartulho irá, se não forem tomadas medidas, pelo mesmo caminho.

As fontes de abastecimento encontram-se seriamente ameaçadas por contaminação. A expansão da Zn.Industrial Parada/Baltar põe em risco as captações da Regadia e limítrofes. Na Várzea são já conhecidos os problemas com a descarga de águas inquinadas na ribeira agravadas com a construção do passeio, pois permitiram que os moradores ligassem os sistemas à drenagem das águas pluviais.
Sobre a captação no rio Sousa basta dizer que está a jusante dos concelhos que integram o Vale do Sousa e, como se já não bastasse esse problema, ainda temos que aguentar com a falta de civismo dos nossos fregueses (Valvide, Valteve, ...).
A poente, fica aqui o alerta, era bom que a autoridade política cá da terra tomasse medidas e fosse vigilante no acompanhamento da construção da nova via rodoviária.

Porquê?
O menor sinal de ameaça à saúde pública será o pretexto para que a Câmara e os que nela gravitam virem tomar conta daquilo que tanto nos custou.

Anónimo disse...

Sim de pleno acordo.

Falta falar sobre o campo de tiro e o perigo real e potencial da contaminação atrav'es do chumbo.

Cuidem-se que a coisa não esta para brincadediras.

xauzão

Anónimo disse...

Lembrava-me de ter lido no seu blog uma antecipação sobre o destino do abastecimento de água da freguesia de Recarei Tem quatro anos caraças Sendo menor o pretexto da saúde pública claudicou perante a total incompetência de gente que não soube administrar a cousa publica e a sua propria cousa

Parabéns pelos seus leitores